quinta-feira, 11 de junho de 2015

Estevão Um homem que falou o que devia, para quem não queria Escutar.


                 Um HOMEM cheio do Espirito    Santo

Seu nome?  Estevão,
QUAL foi Seu fim ?, A MORTE por apedrejamento.
Qual o motivo ?  Falou o que devia, Mas não o que os lideres judeus Queriam ouvir
Qual foi seu premio ?  VIDA ETERNA por causa da obra cumprida, ou seja foi fiel
RESUMO.
             Estevão foi um simples discípulo de cristo,,que foi posto para auxiliar e administrar a partilha do alimento cotidiano das viúvas que não eram de nacionalidade judaica, pois estas estavam sendo deixada de lado ou seja desprezadas.
         Atos 6
1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano.
2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas.
3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio.
4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra.
8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

CONSIDERAÇÕES ; Estevão  certa vez foi afligido por alguns que não aceitavam o que ele dizia e fazia, porém aconteceu algo tremendo, Os seus opositores não conseguiam resistir ao Espirito que falava, ou seja O Espirito nas palavras de Estevam deixavam eles sem respostas pelas palavras que ouviam de Estevão, pelo Espirito, O Espirito que estava em Estevão era  o Espirito de Deus, e o deles não. pelo que é ensinado poderemos ver Se alguém fala pelo Espirito de Deus, ou por outro Espirito, Exemplo quando alguém fala ou prega algo, que vai além do que está escrito, já podemos ficar de orelha em pé pois existirá uma GRANDE, possibilidade de está falando por outro espirito. QUANDO  alguém tenta convencer você que teve uma revelação de ‘Deus’, mas vai contra o que está escrito, corra! é um espirito diferente. não é o Espirito de Deus. existe também na igreja O DOM de discernir espirito, esse dom faz parte dos dons que o senhor jesus distribuiu na igreja. alguém com um dom de Discernir espirito será capaz de saber quando é um espirito vindo de DEUS ou de outra fonte....amem. Então fiquem atentos, e não creias em qualquer espirito. 1 João 4:1
9 E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Asia, e disputavam com Estêvão.
10 E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava.
11 Então subornaram uns homens, para que dissessem: Ouvimos-lhe proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.
12 E excitaram o povo, os anciãos e os escribas; e, investindo contra ele, o arrebataram e o levaram ao conselho.
considerações; nas passagens abaixo vemos Estevão sendo acusado, por TESTEMUNHAS FALSAS, Eles  diziam que ele estava blasfemando com palavras contra o lugar ‘santo’  = (TEMPLO) e a LEI , eles diziam que Estevão estava dizendo que JESUS iria destruir o lugar de adoração = o templo, e mudar os costumes = A LEI. Mesmo que as testemunhas fossem falsas, tem uma certa verdade nas palavras falsas destas testemunhas, o que seria verdade nestas afirmações ?
vejamos em  joão 2:19  quando jesus fala da destruição do templo,,,(Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. João 2:19)
13 E apresentaram falsas testemunhas, que diziam: Este homem não cessa de proferir palavras blasfemas contra este santo lugar e a lei
14 Porque nós lhe ouvimos dizer que esse Jesus Nazareno há de destruir este lugar e mudar os costumes que Moisés nos deu.
15 Então todos os que estavam assentados no conselho, fixando os olhos nele, viram o seu rosto como o rosto de um anjo.

Considerações ; depois de formalizar as acusações contra Estevão, os LIDERES perguntaram se era assim mesmo o que aconteceu, o Estranho é que se FOSSE tudo mentira, restava apenas para Estevão dizer ,, NÃO, não é verdade e estava encerrado a historia.amem, Mas ele em vez de desmentir, conta reduzidamente TODA historia do povo de Deus, para os lideres JUDEUS ! Estevão relembra para os lideres judeus a historia de seus pais , começando com abraão até chegar em Jesus, e INFATIZA o TEMPLO e a Lei, exatamente as duas coisas que ele estava sendo acusado de falar contra, não vou postar tudo, pois é muito grande o texto, Estevão então cita o PROFETA Isaías  66:1 que fala do templo..( Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: Atos 7:48)
Abaixo abraão quando saiu da sua terra. O começo de tudo na questão de fé, pois abaão é o pai da fé.
E disse o sumo sacerdote: Porventura é isto assim?
E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na mesopotâmia, antes de habitar em Harã,
E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar.
Abaixo Moises, a quem Deus entregou a lei, o mesmo que falou que Jesus viria.
A este Moisés, ao qual haviam negado, dizendo: Quem te constituiu príncipe e juiz? a este enviou Deus como príncipe e libertador, pela mão do anjo que lhe aparecera na sarça.
Foi este que os conduziu para fora, fazendo prodígios e sinais na terra do Egito, e no Mar Vermelho, e no deserto, por quarenta anos.
Este é aquele Moisés que disse aos filhos de Israel: O Senhor vosso Deus vos levantará dentre vossos irmãos um profeta como eu; a ele ouvireis.
Este é o que esteve entre a congregação no deserto, com o anjo que lhe falava no monte Sinai, e com nossos pais, o qual recebeu as palavras de vida para no-las dar.

Considerações ;   estevão em suas palavras mostra seu conhecimento vindo de Deus por intermédios das escrituras, e todos os lideres viam e escutavam o que ele dizia, até que; Estevão diz para eles que eles eram homens de dura CERVIZ, a mesma palavra usada POR Deus , Quando falava com o povo que Moises apascentava,A palavra era como se Deus estivesse dizendo oh! Povo duro de ouvidos! Ou simplesmente POVO DESOBEDIENTE..., que estranho! Estevão em vez de se defender das acusações! Ele deixa as acusações de lado e afirma que eram os lideres que eram os verdadeiros traidores homicidas.
51 Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
52 A qual dos profetas não perseguiram vossos pais? Até mataram os que anteriormente anunciaram a vinda do Justo, do qual vós agora fostes traidores e homicidas;
53 Vós, que recebestes a lei por ordenação dos anjos, e não a guardastes.
54 E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
55 Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
56 E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
57 Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
58 E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
59 E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
60 E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu. Atos 7:51-60

considerações ; Estevam um servo fiel a Deus, foi acusado por falar algo, Mas em vez de negar, tentou mostrar por meio da palavra que eram os LIDERES os verdadeiros INFIÉIS, pois não creram no próprio Moises, pois foi o próprio moisés que falou que O Cristo viria e que deveria SER obedecido, em vez disso mataram AQUELE a quem Moises mandou obedecer, esse mesmo moises afirmou que;  Quem não ouvisse esse PROFETA ou seja Jesus, seria tirado do POVO de Deus, seria condenado, hoje não é diferente HOJE, quando alguém tenta falar contra a LEI, ou contra OS TEMPLOS levantam-se ovelhas, LIDERES , para condenar quem faz isso, da mesma forma que aconteceu com Estevão, hoje tentam calar a boca de Deus, assim como tentaram calar a boca de Estevão, Se pudessem ser apedrejado muitos já tinham sido, como não podem, inflamam o povo dizendo que é blasfêmia falar contra os seus ''templos'', ou contra a LEI, hoje muitos que tentam falar a verdade para os irmãos estão na mesma condição de Estevão, falam, mas eles tapam os ouvidos, e quando falam mais,, eles rangem os dentes, e os lançam para fora do ''templo'' ou humilham os que tentam avisa-los dos seus erros, só não apedrejam poque não podem, E como estevão falou  , os servos de Deus neste tempo presente diz;  SENHOR não seja imputado ESSE pecado, ou seja, deixem ELES inocentes DESSE pecado, que pecado? apenas o de apedrejar Estevão , agora pergunto? e 

O PECADO CONTRA O PRÓPRIO DEUS PAI,(LEMBRANDO-SE QUE DEUS É ESPIRITO) e sua palavra! SE NÃO  arrepender-se, com obras dignas de arrependimento , quem perdoará?
Espero que não venha da parte do SENHOR essa palavra para vós!
"Bem que o Espírito Santo falou aos seus antepassados, por meio do profeta Isaías:
‘Vá a este povo e diga: "Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão".
Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.
"Portanto, quero que saibam que esta salvação de Deus é enviada aos gentios(não crentes); eles a ouvirão! " Atos 28:25-28

 lembrando que ; Esta palavra é para o povo que SE diz crente, pastor, apostolo, igreja, etc...
Quem ler entenda.

                                                  FÁBIO BARROS.







Nenhum comentário:

Postar um comentário